terça-feira, 6 de maio de 2008

Objetivos do Blog Divulgação do Livro Sobre a Família Piazzi/Piassi/Piacci

Este Blog de divulgação, convite e/ou motivação tem os seguintes objetivos:

1) Ser uma referência sobre o desenvolvimento conclusivo do livro “...Uma Família Ítalo-Brasileira...”, sobre ramos, núcleos, origens e destino da família italiana PIAZZI (no Brasil, a grande maioria assina como PIASSI e uma minoria como PIACCI), que emigraram da Itália para o Brasil a partir de 1878, tendo o último núcleo aqui chegado em 1954. Em suma, será o resgate do fragmento de tudo um pouco, de 130 anos de história da família no Brasil e de mais de 650 anos na Itália, conforme documentos em poder do autor.
2) Funcionar como um meio de comunicação entre o autor, co-autores (um primo e uma prima de MG, em especial) e parentes colaboradores, servindo como um instrumento através do qual poderão ser emitidas mensagens com comentários e/ou críticas construtivos e positivos, sendo as informações documentais e/ou informações esclarecedoras de situações e fatos históricos, ou de estórias/causos, nestes casos e nos de envio de resumos históricos-biográficos, cópia de documentos (nascimento, casamento e óbito dos italianos até descendentes de 2ª geração), além de fotos histórico-familiares, deverão ser postadas via email do autor e/ou de preferência, por carta via correio, nos endereços indicados, para que possam ser devidamente analisadas e incluídas no livro, gerando mais beleza e dando maior credibilidade e autenticidade à obra.

3) Motivar os membros descendentes da família, principalmente os mais jovens, com informações erradas, desencontradas e sem credibilidade oficial, para que se sensibilizem a conhecer não somente os seus avós mas irem mais longe, prescrutarem seus bisavós, trisavós, tetravós, até onde for possível; e para que motivem os pais, tios, parentes contactados ou não pelo autor (via cartas, emais, visitas e telefonemas) a saírem da acomodação e marasmo em que alguns demonstram se encontrar, tomem vergonha na cara, e venham participar dessa história de forma ativa e digna, na paz de Cristo e sem medo de ser feliz. Assim, com certeza, terão muitas razões para se alegrar ao ouvir a própria família, superar barreiras e dificuldades que muitas vezes o orgulho, a acomodação e a falta de simplicidade não permitem que descubram novos horizontes, o próprio conhecimento, o germinar ou rebrotar do amor fraterno que deve existir sempre entre familiares em cuja veias corre o mesmo sangue.

4) Conceder uma última oportunidade para que participem da reconstrução de fragmentos históricos da própria família, a célula mater da sociedade e da humanidade, pois nos encontramos na fase final do levantamento de dados e informações documentais e históricas, relativamente a pendências sobre envio de fotos antigas e reproduzidas em qualidade gráfica Um livro ilustrado é muito mais bonito e apreciado), sobre as fotocópia simples de certidões de nascimento, casamento e de óbito (para facilitar o registro correto e oficial no livro), digo, dos Piazzi imigrantes e de seus filhos e netos nascidos no Brasil (neste caso, das gerações mais antigas), não importa se já não assinam/assinavam com a grafia do cognome originário, além da feitura de um ressumo biográfico, sobre as vivências, desde solteiro, as estrepolias (causos), dificuldades passadas, sofrimentos e alegrias, tudo que efetivamente ocorreu e que for marcante para o núcleo ou grupo familiar.

5) Sensibilizar os parentes interessados cujo núcleo familiar integrará o livro, no sentido de analisarem a possibilidade de apoiar financeiramente a obra, nas seguintes condições:
a) Como Pessoa Física. Aqueles que tem melhores condições econômico-financeiras poderão contribuir com doações financeiras, cujos procedimentos para tal são definidas pela legislação em vigor e dúvidas poderão ser dirimidas junto ao autor do Blog e do livro.

b) Como Pessoa Jurídica. Neste caso, se não proprietário/acionista de empresa que pratica tributação sob a modalidade de Lucro Real, deve usar da amizade e prestígio junto a grandes empresas, na condição informada, para interceder em favor do projeto do livro, nos indicando as entidades/empresas para que possamos apresentar resumo do projeto do livro com comprovação de aprovação junto ao Ministério de Estada da Cultura - MinC, objeto da Lei Federal nº 8.313/91 (Lei Rouanet), devendo tudo ser feito conforme a legislação em vigor, sendo necessário, ao final de execução do projeto (publicação do livro), uma prestação de contas junto ao mesmo Ministério, cujos recursos não gastos/não utilizados, deverão ser devolvidos ao caixa do Tesouro da União, também, conforme normas da legislação em vigor, por tratar-se, nestes casos, de recursos públicos, uma vez que doados ou cedidos como patrocínio, podendo/devendo ser descontados do Imposto de Renda, cujas dúvidas poderão ser dirimidas junto a Contador e/ou advogado tributarista da empresa/entidade.

- Sobre os dois itens “a” e “b”, informamos que após confirmada a captação de no mínimo 20% do valor total do projeto (ou seja, um valor mínimo R$17.057,00), serão abertas duas contas bancárias no Banco do Brasil S/A (indicamos Agência da Glória – Vila Velha – ES), sendo a primeira conta para o depósito dos Recursos, mediante ofício de “Comunicado Mecenato” ao Órgão federal citado; e a segunda conta, aberta para movimentação dos mesmos recursos, mediante cheques a serem emitidos restritamente para o pagamento de despesas finais para a concretização do livro, fases de produção final, revisões diversas, viagens pendentes, publicidade, editoração eletrônica, clicheteria e impressão gráfica propriamente dita, tudo mediante documentos idôneos, como notas fiscais e recibos com CPF e comprovação de recolhimentos dos tributos pertinentes.

c) Para se dirimir quaisquer dúvidas, o caro parente pode consultar situação do Projeto PRONAC Nº.075316 diretamente no site http://www.cultura.gov.br/. pelo link “Apoio a Projetos” buscando “Pesquisa Avançada”. Lá confirmarão que o prazo de captação de recursos para o mesmo projeto (aprovado pela Portaria Federal nº. 567/07, publicada no DOU de 19/10/07) com prorrogação do prazo de captação de recursos até o dia 30/06/08), foi prorrogado para até o dia 30/06/08, sendo de R$85.283,88 o valor total do projeto, inclusas todas as fases e os impostos a serem recolhidos. Porém, aos interessados e possuidores de condições de apoio, deverão comunicar ao autor do projeto com urgência, antecedência, para que os procedimento fiquem conclusos antes da data indicada.

6) Já que se falou no projeto, aproveitamos para informar quais as características materiais do livro, da forma como planejada originalmente e assim aprovado junto ao MinC:
“- O livro “... Uma Família Ítalo-Brasileira...”, tem tiragem prevista para 1.000 (um mil) exemplares, com as seguintes especificações gráficas, embora possa sofrer pequena alteração após a redação final:
* Tamanho estimado em até 730 páginas + Capa + Lâmina.
* Papel tamanho A-4 (21 X 29,6 cm) – Formato: Fechado
* Capa: 54,2 X 29,7 cm. 6. Cores, Tinta Escala/Especial em Cartão Supremo 300g, Saída em CTP, Plastificação Brilhante.
* Lâmina: 8 Páginas 21 X 29,7 cm – 6 cores. Tinta Escala/Especial, Couche Fosco 90g.
* Miolo: Em Preto e Branco, 722 Páginas, 21 X 29,6 cm, 01 Cor em Tinta Preta, Especial, em Couche Fosco, 90g, Saída em CTP.
* Lombada: 36 mm, quadrada/dobrada, Costurado.
* Acabamento: Em Costura/Colagem e com Abas.
A imagem ao lado é a sede do Arquivo Público do Estado do ES, onde no princípio de 1986 fizemos as primeiras pesquisas e descobertas sobre o núcleo Piazzi da Italia para o Espírito Santo, onde chegaram em março de 1878, já feito 130 anos de Brasil.
7) Enfim, esse Blog objetiva chamar atenção aos parentes que já receberam cartas, email e telefonemas(em todos os casos em número maior do que cem, tanto em âmbito de Brasil quanto da Itália) e que ainda não atenderam as solicitações sobre pendências referidas e sobre o próprio núcleo familiar, que se manifestem o mais urgente possível (repito, em especial sobre a falta de Fotos, de cópia de documentos das primeiras gerações e respectivos resumos históricos-biográficos, o que for possível), tendo em vista que o prazo máximo que estabelecemos para receber qualquer dado, informações ou pendência referida é somente até o dia 30 de junho de 2008. E REITERAMOS: NÃO PODEMOS MAIS CONTINUAR PROTELANDO O TÉRMINO DA OBRA PARA O FUTURO E OS QUE SE OMITIRAM OU SE OMITIREM FICARAO FORA DO LIVRO OU COM ESPAÇOS EM BRANCO NAS PARTES PERTINENTES, O QUE NÃO FICARÁ BEM E BONITO, POIS DEMONSTRARÁ O DESPREZO E DESINTERESSE PELA HISTÓRIA DA PRÓPRIA FAMÍLIA. E EU/NÓS, COMO AUTOR, NÃO PODEMOS FICAR FALANDO COM O DESERTO, ÀQUELES QUE NÃO SE IMPORTAM EM PERDER O BONDE DA PRÓPRIA HISTÓRIA, SENDO ATÉ UM DESRESPEITO COM OS PARENTES QUE ATENDERAM OS PEDIDOS DESDE OS PRIMEIROS CONTATOS (AINDA NO FINAL DA DÉCADA DE 80), DE CORAÇÃO ABERTO, COM ALEGRIA, EMOÇÃO E CORAGEM E SEM MEDO DE SER FELIZ, COMO O FORAM NOSSOS BRAVOS IMIGRANTES DA FAMÍLIA PIAZZI E DE TANTAS OUTRAS QUE VIERAM COLONIZAR ESSE IMENSO BRASIL ! Não concordamos, portanto, com justificativas de “falta de tempo”, salvo nos casos de doença, de força maior, pois nós também trabalhamos de 08 a 12 horas por dia e cumprimos nossa missão familiar e do livro em horas vagas dos finais de semana, férias, feriados, madrugada, os momentos de disposição e energia que o Bom e Misericordioso Deus nos concede.

8) Para que seja observado o exposto nos itens anteriores, especialmente o negritado no item 7 anterior, renovamos nosso endereço:
* Email: hpiazzi@yahoo.com.br

* End. Residencial: Rua Gerânio, nº. 07 - Jardim Asteca
CEP.: 29.104.540 – Vila Velha – Espírito Santo – BRASIL

* End. Profissional: Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social/SESP
Grupo de Planejamento e Orçamento - GPO
Avenida Marechal Mascarenha de Morais, 2355
CEP.: 29050-625 – Bento Ferreira – Vitória – E. Santo - BRASIL
Telefax.: (27) - 3137.9942

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma missão verdadeiramente grandiosa e difícil, que caminha para a reta final, somente dependendo dos parentes atenderem ao apelo do primo Hermógenes. A todos os que ainda não o ajudaram, torcemos para que acordem para esse grande momento histórico que se avizinha, como já fizemos recentemente. Parabéns e um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Só hoje 05/05/2015 achei este blog. venho procurando mais sobre a minha família e todas as ramificações, tenho este nome entre os meus ancestrais (Arpini,Bertoldi, Dalla Bernardina, Spalenza, Tonini, Spiazzi). É muito importante sabermos de onde viemos e quem foram os nossos antepassados. Obrigada por mais este esclarecimento. Ana Maria mergar

Unknown disse...

Gostaria de saber como encontro o livro se foi publicado e o que aconteceu tenho 15 anos e sou uma piassi

Walter Piassi disse...

Gostaria de parabenizá-lo e deixar bem claro minha satisfação em adquirir este livro, que muito me orgulha como PIASSI que sou. Hoje tenho ideia do quanto foi trabalhoso pra você e sua família, mas sei que valeu a pena, pois foi a realização de um sonho. Já estivemos juntos aqui em Carmo da Mata. Gostaria de deixar meus agradecimentos e mandar um forte abraço do primo que muito te admira.

Andressa disse...

Lembro-me perfeitamente quando foi a residência do meu avô Honório Piassi lá no centro de Vila Velha, quando ele ainda era vivo e você estava fazendo suas pesquisas e reunindo as histórias e acontecimentos com nossos ancestrais para a publicação desse seu livro e lá te conheci! Isso, nossa... nem me recordo ao certo quanto tempo faz (talvez 8 a 10 anos atrás). Tentei procurar seu livro para adquirir um exemplar, mas não encontrei! Atualmente, me casei com um descendente de italiano (Balestrero) e seria para mim e minha família revê-lo e termos notícias suas!!!! Meu telefone de contato e whatsapp (27) 99831-3450! Aguardo seu retorno, Primo!